Teologia

página atualizada em 28/02/2001

Os dois Brasis

A música de fundo se chama "Ninguém te ama como eu" e é uma das músicas que mais gosto

Então lemos em Mateus 6,1-6.16-18

1Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. 2Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; 4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 5E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 6Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

16 Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai,que está em secreto; e teu Pai,que vê em secreto, te recompensará.

Todo o ano, a vida toda é tempo de conversão. Mas a Igreja convida a todos a intensificar a conversão durante quarenta dias, preparando-se para a celebração da Páscoa de Cristo e dos cristãos. Na abertura deste tempo, a Liturgia nos propõe três exercícios de conversão que os judeus já praticavam. Jesus não nega o seu valor, mas exige que sejam praticados com verdadeiro espírito religioso. Assim, a oração mais intensa quer levar os cristãos a um encontro direto com Deus; praticado não apenas nos dois dias oficiais. o jejum quer levar as pessoas a se comunicarem com Deus através dos bens temporais, usando-os com liberdade; e a esmola leva as pessoas a amarem a Deus no próximo, abrindo seus corações para a generosidade e a partilha..

© Frei Alberto Beckbäuser, OFM, 
autor de "Viver em Cristo", Ed. VOZES

Meus comentários:

Nesta liturgia, ainda que apenas suavemente, a lembrança em poucas palavras dos 40 dias que antecedem a Páscoa nos chama pela alma a encontrar com Jesus.  Se pensarmos no Velho testamento, os Hebreus andaram pelo deserto por 40 anos (Ex 16,35); Elias esteve no deserto se preparando por 40 dias (1Reis 19,8); ... e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. (Gn 7,12); Moisés 40 dias e quarenta noites no Monte Sinai (Dt 9,9; Ex24,18); Davi reinou 40 anos (1Reis 2,11); Salomão reinou 40 anos em Jerusalém (1Reis 11,42).
Não nos apeguemos apenas aos 40, mas ao simbolismo de um rito de preparação para uma festa sagrada: a Páscoa. Cada um de nós deveria pensar mais sobre como vive em relação aos semelhantes e lembrar que nesta preparação especialmente não poderia se esquecer de que em 40 dias estará diante da mesa do Senhor com sua oferta nas mãos tal como em toda a história do povo de Deus, do qual fazemos parte como gentios mas fazemos parte; então porque não levarmos palavras de agrado ao Senhor Deus que tanto tem feito por nós. Que tal algo como não enganei, não desfalquei, não violentei, não espanquei, não traí a confiança daqueles que a confiaram plenamente em mim, não desprezei aqueles que me deram seu voto de confiança, não fui falso com aqueles que esperavam mais de mim.
Não são apenas aqueles 40 dias, é todo o tempo, todo o ano.. porque não?

Parece que vivemos em "dois Brasis". Um rico e outro pobre. Um livre,independente e o outro escravo eterno. 
De um lado do país um povo humilde e oprimido canta o seu carnaval, esquecido das tristezas, da falta de comida, da falta de saúde, da falta de moradia, da falta de educação. De outro, pessoas pagam até R$ 2.000,00 para entrar em um clube de gala, onde em meio a alegria do carnaval se "distraem" das dificuldades de viver no Brasil. Alguns deles podem até mesmo, cansados de viver aqui, se mudar para o exterior, outros para um condomínio de luxo, outros com carro blindado e seguranças ao lado, passear pelas caras avenidas das cidades. Ou em casos mais simples, porque não encher a casa de sistemas de segurança, cercas eletrificadas, alarmes infravermelho e câmeras de vídeo.
Do outro lado ainda, as vezes, as tábuas não param, e quando o vento bate forte, se seguram prá "casa" não cair. Cada vez que vejo a chuva cair pesado pela janela, sinto por aquelas pessoas que talvez não tenham nem a janela.
Não posso mudar o mundo, mas posso estar sempre tentando. Sei que as autoridades podem fazer alguma coisa, sei que algumas pessoas do 1º Brasil pode e faz, mas não está sendo suficiente e as do Brasil reserva estão morrendo aos poucos sem oportunidades.
Claro que é fácil falar e difícil fazer, mas eu ouso perguntar se eu posso fazer mais? Talvez sim, mas, com certeza, alguns que muito poderiam agem como dizia Jesus: "
41E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito. 42Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante. 43E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre; 44porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento."
Parece que apenas os pobres, pertencentes ao 2º Brasil é que ousam fazer alguma coisa.
Lembre-se, é quaresma; nunca é tarde demais para Deus. Aproveitemos e deixemos que os dois Brasis se tornem um único Brasil, cheio de beleza e maravilhas que não serão apenas as escolas de samba, as mulheres exuberantes e nuas e o grande baile gay que atrairão os turistas estrangeiros que provavelmente pensam que nós somos apenas um punhado de selvagens em uma terra de ninguém...  Sejamos sim, aqueles que tanta falta fazem a messe.

© Prof. Engº Luiz Antonio Vargas Pinto


Decidi não retirar esse texto, porque ele é um protesto.  Solitário, mas um protesto á crueldade humana.

24 - 03 - 2000
KOSOVO
Mulheres de Kosovo dão à luz a bebês gerados em abuso sexual de sérvios

BONN. Um ano depois de iniciados os 78 dias de bombardeios da Otan em Kosovo, completado hoje, a vida de milhares de fugitivos está longe de voltar ao normal. Dos 900 mil kosovares albaneses que deixaram suas casas, 70 mil continuam longe delas. Sobretudo mulheres sofrem os traumas da guerra e da violência sexual praticada pelos sérvios. Isabela Stock, da organização Medica Mondiale, de Colônia, na Alemanha, conta que pelo menos cem bebês nascidos em Pristina e nas redondezas foram abandonados pelas mães por terem sido gerados em estupros.
A organização abriu um centro de terapia em Gjakove, Kosovo, onde trata 650 mulheres que são duplamente vítimas da guerra. Além de terem perdido casa, marido e de serem marcadas pela violência sexual, são punidas pelo puritanismo e patriarcalismo de suas famílias muçulmanas. Mamara, de 17 anos, vive no centro, acaba de ter um bebê e não tem para onde ir.
- Muitas mulheres se suicidam por não encontrarem uma saída para sua situação - diz Isabela, depois de voltar de uma viagem aos centros de terapia da Medica Mondiale.
      Com o marido, Iso, e a filha de 4 anos, Teuta fugiu de Pristina para a Alemanha pouco depois do inicio dos bombardeios da Otan. Há quatro meses teve mais uma menina, Rida, filha de um desconhecido sérvio, gerada em um dos estupros de que foi vítima nas três semanas que passou numa prisão sérvia. Os quatro vivem em Berlim, num quarto cedido pela Prefeitura, mas em breve serão obrigados a deixar a cidade. Com o fim da guerra, os fugitivos perderam o direito de ficar na Alemanha. A mulher que admite ter sido vítima de estupro é abandonada pelo marido e até pelos pais.

Fonte: O Globo

Não deixemos nosso foco espiritual centrar na questão do "aborto" ou do "abandono" mas no "estupro", uma das atitudes "humanas" mais cruéis que podem ser cometidas. É uma desgraça que, no limiar do século XXI, ainda existam "homens" que pensem e ajam desta forma.


Boa leitura e que Deus o abençoe. E se sentir vontade de dizer algo, envie sua opinião ou comentários. Creia.. eles serão bem-vindos.

Reflita sobre isso.