Teologia

página apresentada em 19/02/2000

A cruz do outro

O mês de setembro é dedicado a Bíblia, mas também se comemora o dia da Santa Cruz. Então comecei a pensar que parábola contar nesse mês? Não sabendo qual e o que escrever, iniciei uns rabiscos semelhantes aos de Jesus, quando julgava a pecadora, e percebi que um dos nossos vícios é sempre querer ser o outro, e daí me surgiu a idéia de contar o fato de um cristão que achava que a cruz dos outros era mais leve que a dele, o caso é mais ou menos assim:
Um cristão, após anos de caminhada, começou a achar que Deus estava de marcação com ele, pois, percebia que todos da comunidade estavam tranqüilos e não demonstravam seus problemas. Então resolveu numa dessas horas de angústia e desabafo conversar com Deus e expor o fato a Ele, ou seja, dizer para Deus que ele não queria mais a sua cruz, que ele queria outra. O cristão disse a Deus:
- Pô! Deus, o Senhor está de sacanagem comigo. Todo mundo consegue carregar a sua cruz, mas o Senhor me deu uma cruz muito pesada. Eu gostaria muito que o Senhor me deixasse escolher uma nova cruz.
Deus atendeu as preces do cristão, e o colocou em uma sala cheia de cruzes de todos os tamanhos e tipos. E Deus mandou o cristão escolher a sua Cruz. Então, o cristão iniciou a sua escolha:
- Qual cruz eu vou pegar? E foi experimentando uma por uma, mas todas eram pesadas demais. O cristão pensou consigo mesmo: "acho que Deus me colocou na sala das cruzes mais pesadas, vou falar com ele para me colocar em outra sala".
Quando estava saindo da sala viu, debaixo de uma mesa, uma cruz velha empoeirada e resolveu experimentar mais aquela cruz. Para a alegria do cristão, aquela cruz era leve como a pena, e então apressadamente limpou a cruz, tirou as teias de aranha e o pó. E foi saindo da sala, quando Deus o interrogou:
- Encontrou uma cruz que fosse do seu agrado?
- Sim! Respondeu rapidamente o cristão expondo sua nova cruz.
Então, Deus comentou com o cristão:
- Que bom que você resolveu de ficar com a mesma cruz de antes.
O cristão indignado com o comentário de Deus, disse:
- Mas como, a minha era pesada, e está é leve como uma pena.
Deus finalizou a conversa dizendo:
- Antes a tua cruz era pesada, porque você queria carregar a cruz dos outros e deixou a sua abandonada no canto, ajuntando pó e teia de aranhas. Fico feliz por você ter encontrado a sua cruz. Agora você vai ver que será mais fácil carregá-la.
Depois disso, o cristão deixou a sala e começou a carregar a sua própria cruz. Pois bem, meus irmãos e irmãs, será que nós estamos carregando a nossa cruz ou estamos mais preocupados em pesar a cruz do outro. Jesus nos disse: "Pegue a sua cruz..."


© Pe. César

Caros Irmãos:

É bem verdade que ainda não é o mês de setembro, mas a reflexão nao pode ser direcionada apenas para uma época, mas permanentemente.

Inúmera vezes em minha vida não percebi que minha Cruz me foi dada por Deus na medida certa, nem mais, nem menos. Pode ser que eu me julgue injustiçado ou preterido mas isso é porque o julgamento está sendo feito com os sentimentos humanos, não espirituais. Será que você agradece pelo que tem ou será que você apenas reclama pelo que não tem ?


"Pai, obrigado por vossas inúmeras bênçãos, tanto por aquelas que eu percebi, quanto pelas que não vi. Enche ainda mais de vossa graça e deixai que vosso amor flua através de mim para todos os que eu encontrar hoje."
© A palavra entre nós - Dezembro/99 Janeiro/2000 - Pág 49


Leia, reflita e que Deus o abençoe. Se sentir vontade de dizer algo, clique aqui e envie sua opinião ou comentários, eles serão benvindos.

Reflita sobre isso.