Vírus de Computador e Segurança de Dados

   

Página atualizada em 16/02/2003

 

Esteganografia - a arte de esconder informação

    É a parte da criptografia que trabalha com o ocultamento da mensagem. Compreende também métodos alternativos de transmissão. É talvez um dos ramos da criptografia que tem a maior aplicação no dia-á-dia. Como diversão, pode ser encontrado na seção de caça-palavras de qualquer jornal ou revista. É usada no ocultamento de marcas de copyright - aquela foto que você fez download, e bem miudinho conserva o URL para direitos autorais, etc., etc. Pode-se traçar a estenografia na história desde a antigüidade, quando um grego tatuou a mensagem na cabeça raspada de um escravo. Quando o cabelo cresceu, ele foi enviado através das linhas inimigas sem levantar suspeitas. Tudo bem que teve a cabeça raspada de novo, depois(para o destinatário ler a mensagem). 
A diferença básica entre a criptografia e a estenografia é simples: com a criptografia, se eu recebo uma mensagem que fulano me pede para entregar a ciclano, imediatamente fico consciente de que: 

  1. Fulano e ciclano tem seus segredinhos 

  2. Fulano e ciclano tem um código secreto para se comunicar 

  3. Fulano e ciclano não confiam em mim para determinados assuntos 

  4. Podem estar com algo em andamento, coisa que não posso saber.. 

Mesmo que a mensagem não seja nada disso, afinal de contas todo mundo tem direito a um pouco de privacidade (e tem mesmo - tá na constituição), o fato é que o uso de mensagem secreta num canal aberto pode ser suspeito. Inclusive um amigo me relatou que pode ser usado como prova num tribunal de algo conhecido como "formação de quadrilha". Dá cana!
Se houver algo sério como, por exemplo, consumo de substância psicotrópica, vulgo entorpecente ou "bagulho", etc. - consulte seu advogado. Voltando ao ponto, o uso de criptografia evidencia comunicação privada e secreta. Mas o uso de estenografia não, porque a primeira vista não existe a mensagem secreta. Ela está invisível aos olhos de um não iniciado. O conteúdo da mensagem tem um sentido claro para o público e um oculto para um grupo restrito. Leia o texto abaixo: 

Carta de um soldado a sua noiva

Não imagina, meu amor como estamos ca
minhando alegres, apesar de estarmos esma- 
gados nesta luta, estamos indo mesmo a mer- 
cê de Deus; não precisa ficar contraria- 
da, minha querida, pois não há priva- 
ções, que logo termina a situação marca- 
da para tanta gente, todos querem ca- 
minhar a frente, vários noivos estão a nave- 
gar ao mesmo tempo, é uma lástima, ca- 
bos, sargentos, na flor da idade esma- 
gados por toda parte, há sem dúvidas fe- 
ridos que gemem; moribundos provocan- 
do, invadindo lares, estamos atrás de peni- 
tenciárias, pedindo ajuda a pobres e ri- 
cos de todo o mundo. 
Abraços de seu noivo que mi- 
mosamente olha e bei- 
ja a todo instante no seu retrato.

(leia de novo o texto, linha sim, linha não)  

Minha opinião

   Esta semana, tive uma diferença de opiniões durante uma aula de sistemas operacionais e parei para uma reflexão. Ao debater um ponto de vista, me esqueci completamente que, para quem olha segurança, criptografia, estenografia, e outros meios de conter a entrada de alguém em um sistema, ou mesmo de quebrar a segurança de um deles, não há a menor chance de mostrar, a primeira exposição, a dificuldade que este problema representa. Claro que faz sentido! O texto ao lado, retirado da Internet mostra de forma simples o efeito de ocultar dados. Numa primeira observação, não há nada de mais, mas olhe atentamente...

Viu ? E este é apenas um texto básico do assunto.  Desde que o computador apareceu, já existem pessoas tentando alterar o curso de seu desenvolvimento, quer seja com novas implementações fantásticas quer seja com ações destrutivas das mas aterradoras.  Se você está vendo apenas a ponta do Iceberg, para você segurança é apenas um pequeno montinho. Mas observando atentamente, verá que há muito, muito mais.

E considere que o texto ao lado NÃO é uma piada - é real.

Para tratar esse interessante assunto, a partir desta semana estarei colocando um longo tratado sobre ocultação e criptografia e espero que cada um de vocês que o ler, faça uma longa reflexão considerando o seguinte ponto: Qual o limite da criatividade humana?

Sucesso a todos.

Boa Reflexão


Analise, tire suas conclusões e faça seus comentários.
Abraços e até a próxima.

Me escreva contando fatos e fazendo perguntas. Sempre estarei, dentro do possível, respondendo dúvidas e aconselhando no que for possível.