Quem sou eu.

Página atualizada em 07/02/2016
(uma das muitas boas caricaturas que me mandam...)

Como engenheiro, com 30 anos de exercício em Janeiro de 2014:

marcador Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistemas Digitais e Telecomunicação formado em 1984.
marcador Eng° de desenvolvimento no Centro Tecnológico de Informática
marcador Eng° de Software Engematic
marcador Eng° de Software Enginstrel
marcador Eng° de desenvolvimento Elebra Telecom
marcador Eng° de desenvolvimento Standard Eletrônica SA
marcador Eng° de desenvolvimento Dräger do Brasil
  • Como professor, com 34 anos de exercício em Julho de 2013:
     
    marcador Professor da Faculdade de Tecnologia "Wilson Roberto Ribeiro de Camargo" Tatuí, desde 2009
    marcador Professor da Faculdade de Tecnologia "Dom Amaury Castanho" Itu, desde 2016
    marcador Professor da Academia Superior de Ensino na disciplina de Sistemas Operacionais 2007
    marcador Professor da ETEC Bento Quirino  na disciplina de Sistemas de comunicação 2007
    marcador Técnico de ensino no SENAI "Prof. Dr. Euríclides de Jesus Zerbini", área de Eletrônica entre Agosto de 2006 a Fevereiro de 2007

     
    marcador Instrutor de elétrica no SENAI "Gaspar Ricardo Junior" - Área Elétrica de 2005 a 2006
    marcador Professor do Curso de TI do Colégio Objetivo de 1985 a 2005 e 2007
    marcador Professor da ETEC Fernando Prestes de 1997 a 2001
    marcador Professor da ETEC Rubens de Faria e Souza desde 1992
    marcador Professor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) 1988-1990

 

Equipe Eletrônica SENAI "Prof. Dr. Euríclides de Jesus Zerbini"

Publicações

 Revista Micro Sistemas nº 98. em 1990  - Na tarja amarela da capa o título de meu artigo, e no editorial palavras de encorajamento.

 

 

FEBRACE

Feira Brasileira de Ciência e Engenharia

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

   

PATROCÍNIO

Laboratório  de Sistemas Integráveis

    Em 2004, participamos da 2ª FEBRACE, eu como coordenador e o aluno Leonardo Rafael como expositor.

O que é a FEBRACE ?

De acordo com o próprio site da FEBRACE, http://www.lsi.usp.br/febrace/  

Engenharia Criatividade e Inovação
A FEBRACE é uma Feira anual de Ciências e Engenharia que envolve projetos de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e Técnico das escolas públicas e particulares de todo o Brasil, em diversas categorias estabelecidas a partir das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas Aplicações.

CIÊNCIA: "Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e, possibilitam orientar a natureza e as atividades humanas." [Dicionário Aurélio - Século XXI]

ENGENHARIA: "Arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas." [Dicionário Aurélio - Século XXI]

A FEBRACE tem como principais objetivos: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários) para uma melhor compreensão dos papéis das Universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.

A FEBRACE é afiliada a Intel ISEF - Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente no mês de maio nos EUA em diferentes cidades do país, desde 1950 e é a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam da feira projetos de 40 nações diferentes de todo o mundo.

   Estivemos envolvidos no projeto de um controle digital para elevador por mais de 8 meses e conseguimos concluir no início da feira.
   A nossa participação foi de 10 a 13 de março de 2004 na Universidade de São Paulo, Cidade Universitária, São Paulo.
    Dela saímos premiados com o Prêmio MINIPA de incentivo a pesquisa e fomos classificados como os 11 melhores projetos da feira pela Editora Saber Eletrônica.

Eu estava tão entretido com o equipamento que não vi quando bateram a foto...
Eu estava abaixado atrás da maquete.

    A documentação completa de nosso projeto está na seção de Download para quem desejar aprender um pouco mais.
    Tivemos inúmeros desafios: pouco tempo, pouco dinheiro, gastos elevados, dificuldades técnicas, relatadas no descritivo. Mas graças a Deus fomos bem sucedidos em nosso empreendimento.
    Recomendo a todos estudantes técnicos ou não que participem.  O desenvolvimento de projeto amadurece muito a pessoa, conduzindo-a diretamente para a vida tal como ela é, não apenas como a imaginamos.

    Esta é uma homenagem a minha mãe pelo apoio incondicional ao projeto.  A cena que nunca mais me esquecerei foi quando "apareci" na casa dela com parte da placa na mão e expliquei como os temporizadores estavam funcionando corretamente e ela, mesmo sem entender nada, apenas me olhou e sorriu feliz.

    Ela faleceu em 31 de Janeiro de 2004, portanto, cerca de 2 meses antes da exposição - ela não viu o projeto pronto.  

    Na madrugada do dia 10/03/2004 eu fui dormir as 2:30 e acordei as 5:00 para ir a São Paulo.    Confesso que por uns momentos fiquei semi-adormecido tentando resolver se valia a pena seguir em frente. As únicas coisas que me puseram a caminho foi a lembrança de suas palavras no início do projeto: "Eu acredito em você. Quero financiar esse projeto." e o Leonardo, que se empenhou e não seria justo deixá-lo de fora, ele não merecia isso.
    Quando escrevi esta página já se foram dois anos desde que vi o Leonardo.  Mas desejo que ele esteja bem e ainda usando do sucesso que espero que ele tenha obtido da FEBRACE.