Teologia

Página atualizada em 11/09/2013

Posso lucrar nos negócios ?

Está tocando a música "Ninguém te ama como eu" e é uma das músicas que mais gosto, ajuste o volume.

A ética cristã admite o lucro dentro de uma justa e honesta remuneração do trabalho. O lucro é para garantir a satisfação das necessidades básica a fim de viver decentemente. Segundo a doutrina social da Igreja, o lucro não deve ser buscado só para aumentar o capital, mas sobretudo para criar empregos, melhorar o salário, garantir os serviços sociais básicos, dar formação aos empregados, favorecer a pesquisa e buscar apromoção cultural de todos. O exagero nos lucros (na forma de ágio e também de juros exagerados) não é aceitável; é um atentado contra o bem comum, é uma injustiça que clama aos céus, é um desrespeito contra a pessoa humana, é pecado.

© Frei Nilo Agostini, OFM

Meus comentários

Ler esta história pode, talvez, ajudar àquelas pessoas que bebem e pensam em dirigir, a pensar um pouco mais e, Deus sabe, previna acidentes que são noticiados todos os dias. Quem sabe talvez, preocupar-se um pouco mais com as outras pessoas, antes de, simplesmente pensar em si próprio e apenas em suas próprias necessidades considerando que o "resto" do mundo não é seu problema.
Quem sabe talvez, se ao menos, essas pessoas passarão a respeitar seus semelhantes.
Considere apenas que, esta singela história poderá ser a sua...

Boa reflexão


Decidi não retirar o texto a seguir porque ele é um protesto.  Solitário, mas meu protesto á crueldade humana.

24 - 03 - 2000
KOSOVO
Mulheres de Kosovo dão à luz a bebês gerados em abuso sexual de sérvios

BONN. Um ano depois de iniciados os 78 dias de bombardeios da Otan em Kosovo, completado hoje, a vida de milhares de fugitivos está longe de voltar ao normal. Dos 900 mil kosovares albaneses que deixaram suas casas, 70 mil continuam longe delas. Sobretudo mulheres sofrem os traumas da guerra e da violência sexual praticada pelos sérvios. Isabela Stock, da organização Medica Mondiale, de Colônia, na Alemanha, conta que pelo menos cem bebês nascidos em Pristina e nas redondezas foram abandonados pelas mães por terem sido gerados em estupros.
A organização abriu um centro de terapia em Gjakove, Kosovo, onde trata 650 mulheres que são duplamente vítimas da guerra. Além de terem perdido casa, marido e de serem marcadas pela violência sexual, são punidas pelo puritanismo e patriarcalismo de suas famílias muçulmanas. Mamara, de 17 anos, vive no centro, acaba de ter um bebê e não tem para onde ir.
- Muitas mulheres se suicidam por não encontrarem uma saída para sua situação - diz Isabela, depois de voltar de uma viagem aos centros de terapia da Medica Mondiale.
      Com o marido, Iso, e a filha de 4 anos, Teuta fugiu de Pristina para a Alemanha pouco depois do inicio dos bombardeios da Otan. Há quatro meses teve mais uma menina, Rida, filha de um desconhecido sérvio, gerada em um dos estupros de que foi vítima nas três semanas que passou numa prisão sérvia. Os quatro vivem em Berlim, num quarto cedido pela Prefeitura, mas em breve serão obrigados a deixar a cidade. Com o fim da guerra, os fugitivos perderam o direito de ficar na Alemanha. A mulher que admite ter sido vítima de estupro é abandonada pelo marido e até pelos pais.

Fonte: O Globo

Não deixemos nosso foco espiritual centrar na questão do "aborto" ou do "abandono" mas no "estupro", uma das atitudes "humanas" mais cruéis que podem ser cometidas. É uma desgraça que, no limiar do século XXI, ainda existam "homens" que pensem e ajam desta forma.


Boa leitura e que Deus o abençoe. E se sentir vontade de dizer algo, envie sua opinião ou comentários. Creia.. eles serão bem-vindos.

Reflita sobre isso.