Teologia

Página atualizada em 07/10/2001

Talentos ocultos e Talentos ocultados

A música de fundo se chama "Ninguém te ama como eu" e é uma das músicas que mais gosto

É bem verdade que a natureza humana tem problemas de sobra na convivência diária, especialmente no que diz respeito á algumas palavras já tão depauperadas por falta de uso, ou uso indevido.
Considere, por exemplo, a palavra "responsabilidade". Quantas vezes você já se indagou se quando você diz: Seja responsável..., ou Isto é responsabilidade toda minha... ou outra bobagem qualquer.
Você sabia que responsabilidade é uma palavra muito forte?
Segundo o dicionário do Aurélio, ser responsável por... é: que responde pelos próprios atos ou pelos de outrem. Ou ainda "que responde legal ou moralmente pela vida, pelo bem-estar, etc.."
Pense sobre isso.
A bíblia é bem clara a respeito de nossos talentos: (Mt 25,14-26)
14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 

Numa primeira instância, "talentos" pode ser qualquer característica individual, coisa rica que pertence exclusivamente a cada ser humano.
Entretanto, uma nova luz sobre o assunto pode representar "habilidades" particulares que, além de pertencerem exclusivamente á este ou aquele indivíduo, ainda pode vir a ser desenvolvida ou não.

Aqui, cabem duas situações, que embora pareçam semelhantes fica só nisso, não são.
Na primeira temos pessoas, que duramente trabalham suas habilidades. São elas tão complexas, que muitas vezes não chegam á aflorar, e embora tão talentosa seja aquela pessoa, ninguém conhecerá seus talentos. As razões são que essa pessoa não fez aquilo por fazer, a toa, mas por amor ao que faz. E fez tão bem, que a muitos impressionou tão belas qualidades. Nunca teve coragem de sair mundo afora espalhando: "Olhem como sou bom, como sou habilidoso, como é bela minha habilidade...".
Isso, geralmente é próprio de quem faz o que faz por amor. Ele simplesmente não vê lucro naquilo que está fazendo, apenas faz.

Na segunda ("ocultos"), alguns poucos, alheios ás qualidades dessa pessoa, simplesmente desmerecem-na, quando não a exploram; apenas usam aquelas habilidades em proveito próprio.

Portanto, Talentos Ocultos são aqueles que pertencem á pessoa, exclusivamente e só a ela compete decidir se vale ou não a pena disseminar suas habilidades, ao passo que Talentos "Ocultos" são aqueles que tendo-os não conseguem, não podem, ou não tem a chance de mostrá-los.


Talvez o mundo então não seja tão ruim quanto nós julgamos, mas melhorá-lo é competência de ambas as partes, o que explora e o que é explorado. Nesse balanço de forças, só funciona quando ambos compreendem solidariamente que partilhar com justiça é a única forma de tornarmos o mundo mais próximo daquele que Jesus Cristo nos apresentou.
Eu, pessoalmente vejo em São Francisco de Assis a representação máxima e ao mesmo tempo a mais simples de um mundo melhor.

Que Deus nos ilumine nessa reflexão.
Pense a respeito.

© Prof. Engº Luiz Antonio Vargas Pinto


Decidi não retirar esse texto, porque ele é um protesto.  Solitário, mas um protesto á crueldade humana.

24 - 03 - 2000
KOSOVO
Mulheres de Kosovo dão à luz a bebês gerados em abuso sexual de sérvios

BONN. Um ano depois de iniciados os 78 dias de bombardeios da Otan em Kosovo, completado hoje, a vida de milhares de fugitivos está longe de voltar ao normal. Dos 900 mil kosovares albaneses que deixaram suas casas, 70 mil continuam longe delas. Sobretudo mulheres sofrem os traumas da guerra e da violência sexual praticada pelos sérvios. Isabela Stock, da organização Medica Mondiale, de Colônia, na Alemanha, conta que pelo menos cem bebês nascidos em Pristina e nas redondezas foram abandonados pelas mães por terem sido gerados em estupros.
A organização abriu um centro de terapia em Gjakove, Kosovo, onde trata 650 mulheres que são duplamente vítimas da guerra. Além de terem perdido casa, marido e de serem marcadas pela violência sexual, são punidas pelo puritanismo e patriarcalismo de suas famílias muçulmanas. Mamara, de 17 anos, vive no centro, acaba de ter um bebê e não tem para onde ir.
- Muitas mulheres se suicidam por não encontrarem uma saída para sua situação - diz Isabela, depois de voltar de uma viagem aos centros de terapia da Medica Mondiale.
      Com o marido, Iso, e a filha de 4 anos, Teuta fugiu de Pristina para a Alemanha pouco depois do inicio dos bombardeios da Otan. Há quatro meses teve mais uma menina, Rida, filha de um desconhecido sérvio, gerada em um dos estupros de que foi vítima nas três semanas que passou numa prisão sérvia. Os quatro vivem em Berlim, num quarto cedido pela Prefeitura, mas em breve serão obrigados a deixar a cidade. Com o fim da guerra, os fugitivos perderam o direito de ficar na Alemanha. A mulher que admite ter sido vítima de estupro é abandonada pelo marido e até pelos pais.

Fonte: O Globo

Não deixemos nosso foco espiritual centrar na questão do "aborto" ou do "abandono" mas no "estupro", uma das atitudes "humanas" mais cruéis que podem ser cometidas. É uma desgraça que, no limiar do século XXI, ainda existam "homens" que pensem e ajam desta forma.


Boa leitura e que Deus o abençoe. E se sentir vontade de dizer algo, envie sua opinião ou comentários. Creia.. eles serão bem-vindos.

Reflita sobre isso.