Vírus de Computador e Segurança de Dados

 página apresentada em 18/01/2000

Porquê esse assunto tanto está em pauta nos dias de hoje ?

Porque simplesmente não é possível eliminar essa peste. Segundo o autor Ricardo Cidale, no prefácio de seu livro "O vírus Digital ", diz: "...o vírus digital difere de tudo que se fez até hoje, e de forma radical. Ao contrário dos programas bomba, eles tem vida própria podendo se reproduzir e contaminar um número assustador de computadores em poucos dias. Seus efeitos são desastrosos. Ao contrário de bombas, o vírus destrói e altera dados de forma sutil e de difícil detecção. O vírus digital vai muito além de uma puerilidade, constitui-se na mais séria ameaça a segurança do mundo civilizado desde o domínio da energia nuclear. Verdadeiras obras de arte da engenharia de software criadas por mentes doentias e ao mesmo tempo geniais. Este livro pretende educar e alertar a comunidade brasileira para o fenômeno do vírus digital. O tamanho do parque instalado de computadores e o nível intenso de pirataria de software fazem do Brasil o ambiente ideal para contaminações catastróficas e nunca vistas em lugar algum do planeta. O vírus digital não é um mito. O vírus digital não é invencível. O vírus digital é uma realidade e ... temos de aprender a conviver com ela. E para sempre."

E..., porquê o meu interesse pelo assunto:

Para mim, o sistema operacional é o meu centro de estudos; eu creio que o sistema operacional é a vida do computador - o equivalente da alma para o ser humano (com certo exagero). Por isto, desde que me formei como engenheiro em 1984 eu os estudo, tentando aprender mais sobre máquinas, sistemas de tempo real e sistemas operacionais a nível estrutural. Não creio que o fim deste trabalho seja aqui, com este trabalho, que inclui leitura, trabalho, testes, pesquisa e muitos prejuízos. Admiro profundamente o trabalho de J. Pierre Lavelle, o qual, gostaria de conhecer um dia. Li um primeiro artigo seu, recolhido em MODEM, via EMBRATEL e desde então já li e estudei muitos outros sobre eles. Creio que aprendi muita coisa sobre vírus com ele. Porque não falar sobre o Ricardo A. Cidale, que é o meu livro de cabeceira - já até gasto de tanto consultar. Desejo a todos os pesquisadores de sistemas muito sucesso nesse trabalho tão árduo, tão difícil, porém, tão gratificante.

Resumi minhas extensas anotações sobre vírus (tenho muito mais) apresentando este trabalho profundamente detalhado sobre eles. Não foi em momento algum, e nem nunca será, minha intenção ensinar alguém a construir esses monstros, que deixam um rastro de destruição tão extenso desde que surgiram. Assim, não se decepcione se não encontrar aqui detalhes de como construir ou copiar técnicas de construção. Claro que elas existem, mas não é o tipo de coisa que se ensine. Não me preocupei em detalhar os mecanismos de software que dá forma a eles, mas a estrutura de sistema operacional e sua interação com este. Faço palestras procurando disseminar as principais idéias de segurança de dados (firewall, TSRs, Criptografia, etc.) onde não há intuito de incentivar a construção destes mas, simplesmente alertar a comunidade de um modo geral sobre o perigo que este jogo (é visto assim por hackers) que é extremamente perigoso em uma sociedade desprotegida e informatizada. Sei que após tantos anos, a familiaridade tornou o perigo latente e discreto pois já não se dá tanta atenção aos vírus. Porém, não se esqueça, você sabe disso e os Hackers também. Também sei que como ocorre com a maioria dos pesquisadores, muitas e muitas horas são consumidas em detrimento á família, mas sei que este é o preço a ser pago por isso. Eles me amam e eu os amo. Deus os abençoe. "

Assim, pretendo reservar aqui um pequeno momento de tratamento desse assunto e de suas derivações, tal como Firewall, data security, Operational sistems e Real time, entre outros.

Me escreva contando fatos e fazendo perguntas. Sempre estarei, dentro do possível, respondendo dúvidas e aconselhando no que for possível.