Defesa dos animaisAnimais - também seres de Deus

Página atualizada em 25/12/2013

 
Fidelidade


Fidelidade


Said

http://formiguinha.blogs.sapo.pt/arquivo/073797.html

Este é Titã

Cão que ficou enterrado pode precisar de transfusão de sangue
10/12/2011 - 19h32

©
Marina Gama
Colaboração para a folha de São Paulo

Depois de voltar a comer, o cãozinho de 4 meses que passou mais de 12 horas enterrado em Novo Horizonte (399 km de SP) está estável, mas pode passar por uma transfusão de sangue devido a número baixo de células vermelhas do sangue, segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva.

... "Ele continua com anemia e infecção. Não piorou, só que também não melhorou. Estamos vendo ainda se haverá a necessidade da transfusão", disse. Silva disse ainda que o filhote deve passar por um oftalmologista para avaliar como estão seus olhos.

Segundo Marco Antônio Rodrigues, presidente da Associação Mão Amiga, o animal apresentou redução do inchaço dos olhos hoje e conseguiu abri-los cerca de 30%.
O cachorro deve sofrer uma cirurgia nos olhos, mas ainda não há previsão de quando ela será feita devido ao seu estado de saúde.
Durante o sábado o cãozinho deu um sinal positivo. "Ele estava no meu colo e quando colocaram um outro filhote ao seu lado ele rosnou, mas não brincou. Foi a primeira reação dele desde que ele chegou na clínica. Ele não tinha tido nenhuma até então", disse a veterinária.

Ontem, a infecção de pele do filhote piorou. Viviane afirma que o problema já existia antes de ele ter sido enterrado e, como não foi tratado, piorou. Há riscos de que a infecção se agrave.

ADOÇÃO
Rodrigues contou à Folha que recebe cerca de 100 ligações todos os dias de pessoas que querem saber no estado de saúde do filhote. De acordo com o presidente da Mão Amiga, há uma lista de 18 pessoas que querem adotar o cãozinho, inclusive de fora do país.
"Essa moça da Argentina ficou comovida em saber a história dele e perguntou sobre a possibilidade de adotá-lo. Ela é a 17ª na lista de pessoas que querem adotá-lo", disse

ENTERRADO
Na terça-feira (6), a Associação Mão Amiga recebeu uma denúncia de maus-tratos e o vice-presidente da entidade, Alexandre Rodrigues, saiu para apurar. Não encontrou nada, mas voltou na manhã seguinte à casa do suspeito. Ele percebeu uma porção de terra remexida, resolveu entrar, e acabou desenterrando o filhote ainda vivo.
O cachorrinho estava quase sem pelos, desnutrido, e com ferimentos nos olhos.

Na clínica, os funcionários começaram a chamar o vira-lata de Titã.
De acordo com Marco Antônio Rodrigues, presidente da associação, o grupo registrou um termo circunstanciado na polícia, que vai investigar o caso e convocar o antigo dono do animal a prestar depoimento.

Apenas me diga uma coisa: como eu classifico isto ?

Reflita sobre isso.

 

Esse é o Natal...

O mundo vai passar mais um Natal. Novamente comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Mas... e sobre nós ? Quando pretendemos renascer ? Amanhã, quiçá ?
Quem sabe o ano que vem... ou ainda na
próxima década. O futuro parece não estar comprometido, mas está. Há alguns anos atrás eu lia poucos casos escabrosos, horríveis, bárbaros; agora escuto isso todo o tempo.
Recentemente escrevi um artigo intitulado "o silêncio dos inocentes" reverenciando a morte silenciosa destes seres que somente podem olhar para nós e silenciar.
Os homens não melhoram. O temor a Deus aparentemente já não mais existe, salvo nas criaturas realmente cristãs - quem são ?

(1) Cristão [do gr. Christhos, messias] – Aquele que vive de conformidade com os ensinamentos de Cristo. Não basta crer em Cristo para ser cristão; é necessário, antes de tudo, executar os mandamentos deixados por Ele. Os melhores cristãos são os que se parecem com Cristo.
Foi em Antioquia que os seguidores de Cristo passaram a ser conhecidos como cristãos - At 11.26" (Dicionário Teológico, Claudionor C. de Andrade).

(2) Cristão [Do lat. Chrstianu] – Do, ou relativo ou pertencente ao cristianismo. Que o professa. Aquele que professa o cristianismo, que é sectário dele (Dicionário Aurélio).
(3) Cristão– Seguidor de Cristo - At 11.26 (Dicionário da Bible Online).

De
(1) tiramos que "Não basta crer em Cristo para ser cristão; é necessário, antes de tudo, executar os mandamentos deixados por Ele." e é, na essência teológica, a expressão de Cristo.
Ainda sabemos que
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7,21) . E eu pergunto: É essa a vontade do Pai ?

"
Não lavrarás com boi e jumento juntamente." Dt 22-10,9.2
"
Não atarás a boca ao boi quando estiver debulhando." Dt 25-4,10
-------------------------------------
Extraído do site
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-dos-animais.php

Animais também têm direitos
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade".
Leonardo da Vinci (1452-1519)
-------------------------------------
Como vocês podem ver, há 5 séculos já havia a preocupação com os animais. Mas foi só em 1978
que os seus direitos foram registrados, quando a UNESCO aprovou a Declaração Universal dos
Direitos do Animal. O Dr. Georges Heuse, secretário geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta Declaração. Você confere a seguir o texto do documento, que foi assinado por vários países, inclusive o Brasil.

Declaração Universal dos Direitos do Animal

Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.

Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea,
indolor e não geradora de angústia.

 

Art. 4º - Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.

Art. 5º - Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; Toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.

Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; Abandonar um animal é ação cruel e degradante.

Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso.

Art. 8º - A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.

Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; As exibições de animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.

Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.

Art. 12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; As cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.

Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação em nível governamental;

Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.
Fonte: www.ibge.gov.br

    Se puder, leia a história de Said no link acima.

© Prof. Vargas


Boa leitura e que Deus o abençoe. E se sentir vontade de dizer algo, envie sua opinião ou comentários. Creia ! Eles serão bem-vindos !

Reflita sobre isso.